Vem aí o 1º Chocofest Solidário!

Arte: Vinicius Marins Borges

Olá meu caro leitor, tudo bem com você? Esta semana vai acontecer o 1º Chocofest Solidário e eu partilho agora com você toda a história deste lindo projeto que surgiu de muito amor por café e chocolate e pela alegria que eles despertam nas pessoas.

O começo de tudo

Em dezembro do ano passado aconteceu a 2ª edição do Chocofest, a festa do chocolate foi linda e a partir dela surgiu a ideia: – E se a gente fizesse uma grande festa do chocolate para alguma instituição que desenvolve um trabalho encantador? – O universo do chocolate inspira o lado lúdico de todos nós e principalmente das crianças.

Foi assim que decidimos fazer a 1ª edição do intitulado Chocofest Solidário para as crianças da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI). Mas como fazer um evento desse dar certo?

Até então o máximo que eu tinha organizado era um evento para umas 50 pessoas (que foi em média a quantidade de pessoas que deu na 2ª edição do Chocofest), ao falar da ideia do projeto por alto por telefone com a ACACCI veio o susto: estimativa de 300 crianças – 300 crianças?! – eu confesso que quase caí da cadeira, mas pensei que se era um delírio por que não tornar esse delírio coletivo?

A primeira reunião

No dia 08 de janeiro deste ano embalado por café aconteceu o que seria a primeira reunião para traçar as diretrizes do projeto. As ideias ganham força quanto mais as pessoas acreditam nela e o Vinicius Marins Borges e Ramon Zagoto animaram de cara. O Tiago von Randow também contribui muito com a sua opinião.

Primeira reunião do 1º Chocofest Solidário

Como viabilizar o projeto?

A ideia inicial era lançarmos na plataforma do Catarse – uma plataforma de financiamento coletivo – o projeto do 1º Chocofest Solidário para viabilizarmos a grande festa do chocolate.

A aprovação da ACACCI

Antes de tudo, precisávamos saber se realmente poderíamos fazer a primeira edição com as crianças da ACACCI. Após ter o projeto montado ele foi apresentado para a gerente de projetos  Christiane Lemos e a Coordenadora de Mobilização de Recursos Thaís Dalla Bernardina, após muita conversa veio a aprovação. Primeiramente pensamos em fazer o 1º Chocofest Solidário depois da Páscoa, mas como a ACACCI já possui a festa da Páscoa eles propuseram unir os eventos e promover nesta edição a nossa grande festa do chocolate no mesmo dia e como queríamos assegurar que as crianças não passariam a época mais saborosa do ano sem muito chocolate aceitamos o desafio, afinal, antes da Páscoa conseguir apoio de chocolate é uma tarefa difícil, as empresas estão com os seus recursos e produções voltadas para as vendas de chocolates. A aprovação do projeto aconteceu em uma sexta-feira de Carnaval (28/02) e para comemorar eu juntamente com a minha amiga Gabriela Rodrigues saímos fantasiadas de coelhas da Páscoa e distribuímos bombons.

Comemorando a aprovação do 1º Chocofest Solidário com as crianças da ACACCI

Comemorando a aprovação da 1ª edição do Chocofest Solidário em parceria com a ACACCI

É hora de trabalhar

Tínhamos um projeto feito com o maior carinho com data definida do evento para o dia 17/04. O prazo era curto para lidar com tantas metas e com a nossa vontade enorme de fazer um evento encantador com ares de A Fantástica Fábrica de Chocolate, ou seja, com muito chocolate. A visão sobre a plataforma Catarse mudou, decidimos conseguir os recursos para o evento como chocolates, bebidas e afins com apoiadores e queríamos conseguir através do Catarse o recurso apenas para fazer o boneco fantasia do mascote do evento que seria produzido pela Super Mascotes. Já pensou que legal poder abraçara e tirar uma foto com a nossa simpática barra de chocolates?

1ª versão do boneco fantasia do mascote orçado em R$ 3.100,00

1ª versão do boneco fantasia do mascote orçado em R$ 3.100,00. Arte: Vinicius Marins Borges

Rennzo Tironi chegou a gravar a sua versão de “Gone, Gone Gone”  do Phillip Phillips para ser tema do vídeo de divulgação do vídeo do projeto na plataforma do Catarse.

Infelizmente não conseguimos viabilizar o projeto do Catarse pela falta de tempo, as folhas do calendário já nos faltavam e para o organizar tudo que precisaríamos como as recompensas não seria viável,  mas não desistimos de tentar para uma próxima edição, afinal, acreditamos que através da união de todos certamente atingiríamos a meta financeira que precisávamos para converter em realidade essa simpática barra de chocolate. Tentamos incessantemente algum patrocínio para o nosso mascote fantasia com empresas, mas infelizmente não achamos nenhuma disposta a patrociná-lo.

A versão pelúcia monstrinha do mascote

No dia 08/03 me reuni com a Luiza Maciel do Megusta. Luiza é a talentosa criadora de uma marca de monstrinhos de pelúcia deu vida juntamente com o Vinicius Marins Borges a versão monstrinho do mascote.

Ele surgiu a partir de um desenho que o Vinicius fez no caderno de recados da 2ª edição do Chocofest, foi algo super espontâneo e feito rápido, mas que definitivamente chamou a minha atenção.

Desenho do Vinicius no Caderno de recados da 2ª edição do Chocofest

Desenho do Vinicius no Caderno de recados da 2ª edição do Chocofest

Protótipo

Protótipo feito pelo Megusta

Protótipo

Protótipo feito pelo Megusta

Pretendíamos disponibilizar como brinde o mascote na versão monstrinho de pelúcia para todas as crianças, mas também não conseguimos patrocínio para isso.

Agora recebemos um apoio muito legal da gráfica GSA que confeccionou 450 máscaras do nosso mascote para realizarmos uma oficina de máscaras no dia do evento com as crianças.

Máscaras do mascote do Chocofest Solidário

Máscaras do mascote do Chocofest Solidário feitas pela gráfica GSA

Em busca de chocolate

Com um número estimado de 300 crianças mais os familiares e como o objetivo do evento é promover uma grande festa do chocolate com diferentes chocolates bolos e tortas buscamos não só o apoio de diferentes marcas, como também a doação de pessoas físicas.

Campanha de doação de chocolates e brindes

Campanha de arrecadação de chocolates

Campanha de arrecadação de chocolates

Campanha de arrecadação de chocolates no “meeting” do Couchsurfing

Campanha de arrecadação de brindes

Campanha de arrecadação de brindes

E quem resiste a um sorteio? Para deixar o 1º Chocofest Solidário ainda mais divertido vamos fazer sorteio de brindes entre as crianças participantes do evento

Para quem doou dinheiro para a compra de chocolates, a prestação de contas será feita aqui no blog em breve.

A grande festa do chocolate é totalmente sem fins lucrativos e o evento quer despertar inúmeros sorrisos através dos chocolates e seus derivados e também dos cafés que serão servidos em uma tarde que promete ser mágica. O evento é fechado para as crianças e seus familiares  ligados a ACACCI, já que infelizmente não há estrutura para recebermos o público de fora. Muito obrigada a todos que se ofereceram para ajudar no dia do evento.

Agradeço imensamente todas as pessoas que colaboraram de alguma forma, ainda que minimamente, para que o 1º Chocofest Solidário ganhasse forma e crescesse, a ACACCI pelo apoio desde o início, a todas as marcas participantes que acreditaram na essência do evento e a todas as doações recebidas de pessoas físicas, muito obrigada!

Dúvidas e sugestões? Escreva para: cafecomchocolateblog@gmail.com ou deixe o seu comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s