Pequenos rituais deixam a comida mais saborosa

Foto: We Heart It

Foto: We Heart It

Acordar pela manhã e sentir o cheiro de café que emanava da sala é uma das lembranças mais memoráveis que tenho da época em que morava com os meus pais. A mesa cuidadosamente arrumada e a atenção dada a comida parecia torná-la ainda mais saborosa e um estudo publicado na Psychological Science mostrou que até mesmo os mais simples “protocolos” antes de comer estimulam a percepção.

Um estudo da Universidade de Minnesota revela que rituais construídos em torno da comida, mesmo os mais simples, interferem de maneira significativa no sabor. Pesquisadores pediram que voluntários comessem uma barra de chocolate seguindo um protocolo específico: parti-la ao meio, desembrulhar metade, comê-la e, depois, fazer o mesmo com a outra parte. Em seguida, preencheram um questionário que avaliava sua percepção sobre o alimento. Os resultados, publicados no Psychological Science, mostram que pessoas que fizeram o ritual consideraram o doce mais saboroso do que voluntários que apenas relaxaram e o comeram como bem quiseram. O experimento foi reproduzido com cenouras e teve efeito semelhante.

O ritual parece trazer a pessoa para dentro da experiência sensorial, fazendo-a parecer mais intensa”, diz a autora, Kathleen Vohs.

Fonte: Revista Mente Cérebro, março de 2014.

Dúvidas e sugestões? Escreva para: cafecomchocolateblog@gmail.com ou deixe o seu comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s