Posso dar chocolate para o meu cão comer?

Foto: Pet care site.

Foto: Pet care site.

Para os aficionados por chocolate esta paixão deve ser partilhada e  se o seu querido cão insiste em lhe pedir um pedaço fica muito difícil de negar, não é mesmo? Mas a pergunta é: – Podemos dar chocolate aos cães? E quais os malefícios que isso pode causar?

“Nem pensar! Açúcar não causa cáries e problemas apenas em nós, mas nos dentes dos nossos melhores amigos também. Além disso, ele contém substâncias chamadas alcaloides, que pertencem à família das metilxantinas, que estimulam o sistema nervoso central. Elas podem intoxicar os peludos, causando problemas graves como diarreia, desideatação, vômito, distúrbios cardíaco e até mesmo a morte do pet.” (Revista Meu Pet Especial. Entenda o cão. Número 1 da editora Escala)

“Alguns de seus componentes como a metilxantina (teobromina e cafeína) podem intoxicá-los. Além disso, os seus componentes lipídicos podem causar diarreia e vômitos mesmo se a quantidade de teobromina for pequena.

A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate. Quanto mais gordura possuir, menor será o teor de teobromina como, por exemplo, os chocolates brancos, que não oferecem TANTO risco de intoxicação para os cães.

Quanto mais escuro, “puro e concentrado” for o chocolate, mais teobromina possui e consequentemente maior o risco de intoxicação. Assim sendo, o chocolate amargo, utilizado em confeitarias para fazer doces é o que oferece maior risco de intoxicação, pois possui em torno de 1,35% de teobromina. No chocolate branco esse teor gira em torno de 0,005%.

A dose tóxica de teobromina para cães é em torno de 100-150 mg por kg de peso e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg de peso.

Para se ter uma ideia da quantidade de teobromina nos diferentes chocolates veja abaixo:

Semente de cacau: 300 a 1500 mg de teobromina em cada 30 gramas.

Chocolate líquido bruto (industrial): 390 a 450 mg em cada 30 gramas.

Chocolate escuro (amargo): 135 mg em cada 30 gramas.

Chocolate ao leite: 44 a 66 mg em cada 30 gramas.

Chocolate branco: 0,25 mg em cada 30 gramas.

Chocolate de confeiteiro em pó: 400 a 737 mg em cada 30 gramas.

Como a quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate, a intoxicação vai depender da quantidade ingerida.

Quando a quantidade de teobromina for baixa, o perigo acaba sendo as gorduras que levará certamente a um quadro de vômito e diarreia.

Veja abaixo a quantidade necessária dos diferentes chocolates para causar intoxicação nos diferentes pesos dos animais.” (Blog Pet care)

PESO DO CÃO 100 MG DE CHOCOLATE BRANCO (0,8 MG DE TEOBROMINA) 100 MG DE CHOCOLATE AO LEITE (200 MG DE TEOBROMINA) 100 MG DE CHOCOLATE ESCURO (450 MG DE TEOBROMINA)
2,0 KG 25 KG 100 MG 44 MG
5,0 KG 62,5 KG 250 MG 111 MG
10 KG 125 KG 500 MG 222 MG
15 KG 187,5 KG 750 MG 333 MG
30 KG 375 KG 1500 MG 666 MG
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s