Senta e tome um café convida Laura Muller

Senta e toma um café convida Laura Muller. Foto: Isabelle von Randow.

Ganhei de presente o livro “Altos papos sobre sexo – Dos 12 aos 80 anos”. Foto: Isabelle von Randow.

O sorriso estampado no rosto e a sua simpatia são marcantes na madrugada de sábado do programa Altas Horas para falar de uma maneira simples e divertida de um papo que amedronta muitos jovens e também adultos: sexo. Psicóloga clínica, educadora sexual e comunicadora social, autora de três livros sobre o assunto: 500 perguntas sobre sexo, 500 perguntas sobre sexo do adolescente e o mais recente Altos papos sobre sexo dos 12 aos 80 anos, o quadro Senta e toma um café tem o prazer de receber a carismática Laura Muller.

Isabelle: Laura, você gosta de café e/ou chocolate?

Laura: Gosto, gosto bastante de café e de chocolate. Gosto muito.

Isabelle: Qual é o seu café preferido?

Laura: Poxa, café. Não tem nenhum. Gosto de todos, de qualquer  jeito, sem açúcar e sem adoçante.

Isabelle: Mais forte ou mais fraco?

Varia, eu sou mineira, mineira gosta muito de café, eu gosto de café de qualquer jeito.

Isabelle: E o chocolate? Qual é o chocolate que mais cativa você? Ao leite, amargo ou branco?

Laura: Eu gosto do chocolate amargo, daquele super cacau, super forte, eu gosto das coisa mais sem açúcar, porque o paladar acostumou de tanto que a gente faz ginástica aqui, dieta ali, eu acostumei a ficar sem açúcar.

Isabelle: E conta pra gente uma história legal que você teve envolvendo café ou chocolate em alguma viagem que fez ou mesmo tentando fazer alguma experiência na cozinha.

Laura: Sabe que às vezes eu misturo, quando eu estou com muita vontade de chocolate e não tenho um chocolate em casa, alguma coisa, às vezes eu misturo um pozinho, um chocolate em pó no café e ponho uma água e faço uma “confusão” ali e fica bom. Eu acho que eu gosto até mais de café do que chocolate.

Isabelle: Mas durante alguma viagem teve algum (café/chocolate) que lhe surpreendeu? Que você estava em alguma cidade e descobriu?

Laura: Eu acho que em matéria de sabores, de cafés aí cada vez mais chiques, os baristas nos mostram cada vez mais opções. Eu vou  lhe dizer que eu gosto de café coado, eu gosto de café que vem dessas máquinas mais chiques, eu gosto do café expresso, tem hora que eu enjoo um pouco do café  e o chocolate eu gosto mais dessas barras mais concentradas, desses chocolatinhos, e companhando um café é uma boa. Eu creio que em viagem não me ocorre nenhuma e o que eu posso dizer é que sempre antes de eu fazer uma palestra, eu faço palestra no Brasil afora, eu gosto de tomar um café para dar uma energia, hoje eu vou dar uma palestra aqui em Vitória* eu comi um chocolate, porque dá uma energia, é um ritual apesar de que o café não faz muito bem pra voz, mas como eu não vou cantar, não vou fazer nada disso, então eu tomo um golinho.

Isabelle: Laura, você tem algum café ou chocolate pra indicar?

Laura: Algum, nossa, eu estou ruim nessa área, não está me ocorrendo nenhum (risos).

Isabelle: Quais são os seus planos para este ano?

Laura: Ano passado eu abri a minha agenda pra bastante palestras pelo Brasil afora, este ano a agenda continua aberta, já comecei aí agora no mês de março com força total, estou aqui em Vitória* esta semana, a semana que vem eu vou pra Araraquara, Comandatuba, depois para São Luís do Maranhão, enfim, um monte de palestras, continuo com os atendimentos no consultório e fazendo o programa Altas Horas. E o que eu vai ter de diferente este ano é que eu vou me dedicar também a escrever alguns livros que estão aí já aguardando na fila há um tempão, então eu vou abrir um tempo maior para livros e para escritas diferenciadas com a mídia, escrever um pouco mais, porque ano passado eu fiquei um pouco longe, eu gosto de escrever, a minha primeira formação é jornalismo – eu gosto bastante de escrever – e eu fiquei meio longe aí nos últimos tempos apesar que sempre tem uma coluna aqui, um site ali, mas este ano eu abrir um espaço pra me dedicar um pouco mais para esta literatura e para outras formas de estar me comunicando com a população via texto e via mídias variadas.

Isabelle: E conta pra gente mais sobre este livro que você está apresentando hoje.

Laura: Este é o meu mais recente livro, eu já lancei há um tempinho, a editora é a Globo livros e ele fala da sexualidade nas diferentes etapas da vida, da pré-adolescência passando pela adolescência, fase adulta até a terceira idade, começa com o nosso empurrão hormonal,  que é a primeira menstruação para as meninas e a primeira ejaculação espontânea para os meninos,  isso é sinal que as genitálias amadureceram e aí uma série de mudanças vão acontecer no corpo e na cabeça depois passam pela fase da adolescência, que é a fase de iniciação sexual do brasileiro, segundo pesquisas do Ministério da Saúde e da Educação essa fase de iniciação se dá entre 15 e 17 anos de idade em média aqui no Brasil e aí chegam na fase adulta, adulta madura, menopausa e por aí vai até a terceira idade, falando um pouco desse percurso e criando um bate-papo bem descontraído meio com a cara do bate-papo que eu faço no Altas Horas, pra quê? Pra gente falar de uma forma franca, descontraída e ao mesmo tempo esclarecedora.

Isabelle: O que que os capixabas vão poder esperar hoje* da sua palestra?

Laura: A palestra de hoje* vai falar, o tema central é “Além do sucesso profissional“, este é um tema que eu lancei o ano passado e a turma está adorando, este ano tem um monte, acho eu já fiz não sei quantas desse tema. Além do sucesso profissional como equilibrar a carreira – sucesso na área profissional – com a área afetiva e sexual, é o espaço que a gente dá e a importância da gente ver os diversos setores da vida equilibrado, de não colocar só energia ou só no trabalho ou só na vida pessoal, mas de buscar o equilíbrio e falando do ser humano em um todo, a gente tem vários aspectos, mas todos se conversam e se um desses lados não está muito legal isso pode contagiar negativamente os outros, enfim, o contrário também vale se a gente está super feliz, cheio de energia, por exemplo, cheio de energia amorosa, sexual, isso também pode dar uma melhora até mesmo na carreira e na vida como um todo.

Laura recebeu o Café com Chocolate blog com o maior carinho.

*A entrevista foi realizada em 13/03/13

 

Deixe um comentário

