Sobremesa de Páscoa: Mousse de chocolate crocante!

Mousse de chocolate. Fonte da imagem: Ciel et Mer Tumblr.

Nós do Café com Chocolate blog adoramos o trabalho do renomado chef Juarez Campos, dono do restaurante Oriundi Bistrot All’Italiana. Para quem não sabe o Juarez além de um grande chef é também graduado em Farmácia e Bioquímica e já deu aulas de Química em um grande colégio daqui de Vitória.  O meu irmão, Tiago von Randow, foi aluno dele e guarda anotado na mesma folha de caderno daquela época a receita “Mousse de Chocolate Crocante”.

Caros leitores, quando o Tiago fez esta receita pela primeira vez eu fiquei encantada, ela marcou presença em algumas edições do Chocofest e sempre foi responsável por arrancar suspiros.

Então que tal fazer esta delicosa receita nesta Páscoa? É super fácil de fazer, não tem mistério.

Em banho maria derreter:

– 1 barra de chocolate meio amargo

– 2 tabletes de Talento avelã

– 1 caixa de creme de leite

– 1/2 cálice de Cointreau

Deixar ficar morno.

Na batedeira, bater:

– 3 gemas sem a película com

– 3 colheres de sopa de açúcar refinado (atenção! Não bater muito)  com

– 3 colheres de sopa do chocolate

Jogar a mistura de ovo na panela.

Bater as claras que sobraram em neve (bem firme). 1/3 da clara mistura normal, o resto mistura suavemente (de baixo para cima). Transferir para a vasilha que vai servir e levar ao freezer durante 1h.

Isa, não tenho Cointreau, o que eu faço? – Meu caro leitor, não se aflita! Pode fazer sem medo, vai ficar uma delícia também #crossmyheart

Isa, eu sou tão perdido(a) na cozinha em relação a medidas, o que eu faço? – Chama a Ana Maria Braga e o Loro José para ajudar você (risos). O site do programa Mais Você preparou algo bem legal, um conversor de medidas online fácil e prático. Há ainda a relação de pesos e medidas da UNIRIO que eu considero bem útil.

Se a sua dúvida é em relação as medidas das colheres (quem nunca ficou confuso?) o site da UOL Comidas e Bebidas tem uma tabela legal de conversão. Há também informações interessantes sobre os tipos e as medidas das colheres neste post do Gaveteiro e do Caderno de receitas.

E o que você está esperando para testar esta deliciosa receita? Não se esqueça de escrever pra gente para contar o resultado.

E-mail: cafecomchocolateblog@gmail.com

Deixe um comentário

