Café com Jazz

Foto: Bob Willoughby

Seguem abaixo algumas músicas de jazz instrumental das quais eu gosto. Algumas são bem conhecidas e sempre aparecem nas listas de revistas e blogs como “as melhores músicas de jazz”; é o caso das que estão nos álbuns Kind of Blue, A Love Supreme, Time Out e algumas outras. Mas tentei tornar a seleção bem variada, com músicas influenciadas pela Bossa Nova (Manhã de Carnaval) pelo samba (Primitivo) pela música clássica (Concierto e I”m Late I’m Late). Os ritmos, portanto, variam desde a melodia calma até a bateria mais agitada. Espero que gostem.

1. Autumn Leaves

 

Comecemos por uma das músicas mais conhecidas do jazz, a Autumn Leaves. Ela é uma música razoavelmente calma e já foi regravada inúmeras vezes pelos mais diversos artistas. Originalmente era uma canção francesa com letra escrita pelo poeta Jacques Prévert e música composta por Joseph Kosma. A versão acima é minha preferida. É executada por Chet Baker no trompete e Paul Desmond no saxofone; está presente no álbum Together.

2. Manhã de Carnival 

Esta música também é bastante calma e é uma interpretação do saxofonista Stan Getz com arranjos de Gary Macfarland da canção Manhã de Carnaval composta por Luiz Bonfá e Antônio Maria para o filme Orfeu Negro.

3. So What

Esta é a primeira faixa dum álbum que muitos consideram o melhor disco de jazz de todos os tempos, o Kind of Blue de Miles Davis.

4. Take Five

5. Blue Rondo à La Turk

As duas músicas anteriores são do álbum Time Out do quarteto Dave Brubeck.

6. Concierto de Aranjuez

Esta é uma interpretação jazzística do Concerto de Aranjuez, principalmente do segundo movimento, escrita pelo compositor espanhol clássico Joaquim Rodrigo. Essa música já foi interpretada por vários instrumentistas do jazz, e talvez a versão mais conhecida seja a de Miles Davis do disco Sketches of Spain. A versão acima, apesar de não ser tão conhecida quanto a do Miles, é a que acho mais bonita. Está presente no álbum Concierto de Jim Hall e conta com a participação do Chet Baker e do Paul Desmond.

7. Primitivo

Esta é a música mais agitada da playlist. Não entendi porque no vídeo do youtube colocaram a capa do CD Encanto, que é uma colaboração do Sérgio Mendes com o grupo Black Eyed Peas. A música acima não existe nesse álbum, ela faz parte do disco “Você Ainda não Ouviu Nada!” que também é do Sérgio Mendes.

8. I’m Late I’m Late

A música acima, do saxofonista Stan Getz, está presente no álbum Focus. Esse álbum é uma colaboração de Getz com o compositor Eddie Sauter. O disco é meio que uma mistura de jazz com música clássica e traz acompanhando o saxofonista uma orquestra de cordas. A música do vídeo possui um tema muito semelhante ao começo do segundo movimento da “Música para Cordas, Percussão e Celesta” do compositor clássico húngaro Béla Bartók.

9. ‘Round Midnight

Round Midnight foi composta pelo pianista Thelonious Monk e acima é interpretada pelo quinteto de Miles Davis no álbum Round About Midnight.

10. Resolution

 11. Psalm

Por fim, as duas últimas músicas são do saxofonista John Coltrane e são ambas faixas do disco A Love Supreme.

Anúncios

Uma resposta para “Café com Jazz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s