1º Concurso de Conilon de Qualidade do Espírito Santo

Foto: Divulgação/Seag

Na segunda-feira (10/09) se iniciou as inscrições para o 1° Concurso de Conilon de Qualidade em comemoração aos 100 anos do nosso amado café no Espírito Santo e também com o objetivo de incentivar a produção de um café com cada vez mais qualidade.

Quem pode participar?
Todos os municípios produtores de conilon do estado.

Até quando o cafeicultor poderá se inscrever?
A inscrição vai até o dia 15 de outubro nas unidades do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nas Secretárias Municipais de Agricultura, cooperativas de café, na Conilon Brasil e com os representantes da empresa Heringer.

O concurso terá duas categorias:

  • Natural: ” Neste processo mais tradicional, que encontra boas condições nesta região, a secagem dos grãos é feita com toda a casca, ao sol. Os lotes são separados mantendo-se a homogeneidade. Apresentam um bom corpo, acidez moderada e doçura.” (Fonte: Fazenda Canta Galo)
  • Cereja Descascado: “As cerejas maduras são selecionadas e descascadas, e os grãos de café secam por alguns dias (em pergaminho), permitindo a absorção da mucilagem levemente adocicada que os recobre. Este processo resulta num produto com bom corpo, típico dos melhores cafés brasileiros.” (Fonte: Fazenda Canta Galo)

 Regulamento

O cafeicultor deve possuir um lote entre 10 sacas e 320 sacas de cada amostra inscrita e elas serão torradas de acordo com as normas da Specialty Coffee Association of America (SCAA). A análise sensorial será feita de acordo com o Protocolo de Degustação Robustas Finos.

Premiação

Os ganhadores serão premiados com dinheiro e com seus cafés sendo comercializados com até 20% de ágio no mercado, a porcentagem irá variar conforme a qualidade, pela Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (COOPEAVI) e a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (COOABRIEL).

Em cada categoria teremos cinco vencedores que vão receber premiações em dinheiro, troféus e produtos dos patrocinadores. Quem vencer na categoria “Natural” levará R$ 7mil e no “Cereja descascado” R$ 8mil.

Se prepare que em dezembro iremos conhecer os melhores cafés conilon do Espírito Santo de 2012!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s