Café na prevenção de doenças

O café contém várias substâncias, mas a cafeína é que parece promover ação mais significativa no sistema nervoso central. Foto: Géssica Gineli.

O bom e velho cafezinho não é o nosso aliado apenas para deixar a passagem do dia mais agradável,  ser uma ótima companhia em boas e longas horas de conversa ou mesmo deixar os momentos mais saborosos, ele também ajuda na prevenção de doenças.

  • A cafeína já foi sugerida como droga coadjuvante da L-dopa no tratamento da doença de Parkinson, pois melhora sintomas motores como o tremor.
  • A quantidade de café ingerida durante a vida está inversamente associada ao risco de doença de Alzheimer.
  • Pessoas que tomam no mínimo sete xícaras de café por dia têm menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.
  • O consumo de cafeína não aumenta o risco de doença coronária, ao contrário, espera-se um leve aumento de HDL, o colesterol bom, nas pessoas que têm o hábito de tomar café.
  • Ao contrário do que já se acreditou, a cafeína não causa hipertensão crônica. Alguns indivíduos sensíveis a essa substância, porém, podem ter um pequeno e transitório aumento de pressão arterial.

O café contém várias substâncias, mas a cafeína é que parece promover ação mais significativa no sistema nervoso central. A molécula psicoativa mais consumida no mundo é uma metilxantina, um composto da família dos alcalóides.

Assim como outras xantinas, como a teofilina, a cafeína é usada em inúmeros medicamentos, desde um simples analgésico até drogas usadas no tratamento da asma. Seu espectro farmacológico amplo, alterando o funcionamento dos sistemas nervoso, cardiovascular, renal e digestivo, bem como o metabolismo de carboidratos e lipídeos.

E então, vamos tomar um café?

Fonte: FERREIRAVORKAPIC, Camila. O bom e velho cafezinho. Edição Especial Mente e Cérebro. São Paulo, n.11, p.37.

Camila Ferreira-Vorkapic é bióloga, professora de educação física e pesquisadora do Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensório-motora do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Edição especial da Mente e CérebroMuito mais que só comer” na loja Duetto da Duetto Editorial.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s