Os efeitos do café na atividade física

Olá queridos!

O tema do post de hoje foi sugestão do nosso leitor Juarez:

“Darei uma sugestão de assunto que talvez seja estranha aos objetivos do blog: a associação de café com atividade física. Alguns estudos dizem que tomar café antes de fazer exercícios aumenta a queima de calorias e diminui a fadiga. Eu costumo tomar antes de treinar e considero ter bons resultados com isso.”

Concordo quando ele diz que de inicio a sugestão pode parecer estranha, mas em poucos segundos a questão começa a fazer sentido. Afinal, acredito que 90% de nós no café da manhã e/ou lanche da tarde tomamos nosso cafézinho para dar sequência as atividades do dia. É sim um assunto pertinente para os amantes do bom e velho cafézinho e aos que buscam um ritmo de vida menos sedentário com atividades físicas regulares.

Todos nós sabemos que a cafeína é sempre mencionada e lembrada por seus efeitos sobre o sistema nervoso central mesmo afetando quase todos os sistemas do organismo e hoje em dia é consumida mundialmente por bilhões de pessoas todos os dias. Em alguns países, como o Brasil por exemplo, a cultura do café foi e é vital na economia e no dia-a-dia. Apesar da diferença na forma do consumo todo mundo gosta e necessita do seu cafézinho. Uns mais fortes, outros mais fracos.

Efeitos da cafeína quando:

  • consumida em baixa dosagem: estado de vigília, diminuição da sonolência, alívio da fadiga, aumento da respiração, aumento da freqüência cardíaca, aumento no metabolismo e diurese.
  • consumida em alta dosagem: causa nervosismo, insônia, tremores e desidratação.

A possibilidade de que a cafeína possa exercer algum efeito ao realizar atividade física vem sendo investigada por diversos pesquisadores desde a década de 70. Esses resultados apresentaram algumas controvérsias ao longo do tempo por não terem um padrão de pesquisa, ou seja, um tipo de atividade, intensidade e duração, dosagem da cafeína e tolerância. Além disso, este tipo de estudo é complicado uma vez que a cafeína afeta quase todos os tecidos do corpo dificultando a observação de seus mecanismos de ação.

Segundo pesquisas do Instituto Australiano de Esportes pequenas quantidades de cafeína estimulam os atletas de maneira saudável evitando a fadiga em até 60% e ajudando na queima de calorias.

Curioso é que até pouco tempo atrás vários treinadores não recomendavam café e/ou refrigerantes antes da prática esportiva por acreditarem que eles possuem propriedades diuréticas e desidratariam seus atletas. Mas os pesquisadores australianos afirmam que “isso não tem nenhum embasamento. Se você beber uma grande quantidade de cafeína estando sentado, talvez 300 miligramas, o equivalente a oito xícaras de café, pode haver um efeito diurético, mas se você beber isso durante todo o dia, não o será”, explicou a nutricionista esportiva Jane Griffths à repórter da BBC. E esses benefícios citados não se aplicam também a você meu caro amigo que frequenta uma acadêmia, faz sua caminhada no calçadão ou prática algum esporte (amador).

Recomendação de consumo:

  • Uma xícara da bebida, quantidade necessária para ativação dos músculos que passam a utilizar a gordura como fonte de energia, ao invés dos açúcares encontrados nos carboidratos.

Eu tenho o costume de sempre no café da manhã e lanche da tarde tomar minha xícara de café e ao longo do dia tomo mais uma ou duas, aproveitando enquanto o café está gostosinho na garrafa. Há algumas semanas iniciei um #ProjetoSaúdeque consiste em realizar uma caminhada dia sim/dia não com duração de no mínimo 40min e após isso faço abdominais. Por que isso? Porque passo horas em frente ao computador trabalhando então eu preciso disso para relaxar e evitar futuros problemas.

E claro, antes de ir realizar essa atividade preparo um café e algum acompanhamento. Eu reparei que todas as vezes que tomei uma xícara café meu ânimo e disposição para sair de casa e cumprir minha rotina de atividade física era maior do que quando tomei um copo de leite, por exemplo. Minha proposta é: Vamos todos adotar esses costumes e observar o efeito? Gostaria muito de saber se vocês compartilham da mesma experiência!

Caso queira enviar sua “Sugestão do Leitor” é só nos escrever deixando um comentário aqui no blog ou por e-mail!

E-mail de contato: cafecomchocolateblog@gmail.com

 

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