Curso de Classificação e Degustação de Café

Café expresso e água com gás     | Foto por: Géssica Gineli

Está em solo capixaba e gostaria de aprender um pouco mais sobre a classificação e degustação do café? Nós do Café com Chocolate temos uma dica ótima para você!

O  Centro de Café de Vitória  reativou a oferta do seu curso de Classificação e Degustação de Café e está novamente formando turmas desde setembro de 2011. Esse treinamento conta com a parceria da ABIC, da CETCAF e do INCAPER.

O que é o curso?
“O Centro de Treinamento do Centro de Café de Vitória oferece regularmente o Curso de Classificação e Degustação de Café, com o objetivo de formar técnicos capacitados para garantir o controle de qualidade na compra de matéria prima, execução de blends, torrefação e processo de embalagem, além da análise de amostras de café para restaurantes, hotéis, cafeterias, supermercados, entre outros. Mais informações sobre o curso e inscrições estão disponíveis no site do Centro de Café de Vitória.” (Fonte: ABIC)

Segundo o site do Centro de Café de Vitória, devido a grande procura pelo treinamento os produtores rurais líderes em suas regiões e/ou que possuem capacidade de compartilhar esse conhecimento adquirido no curso são os que tem preferência na seleção. Uma grande novidade é que o curso passou a ser gratuito.

Locais de realização do treinamento:
Em Vitória ele ocorre na Sala Avelino Dadalto, no próprio CCCV e em Linhares acontece no Laboratório de Ecofisiologia Vegetal do INCAPER.

Para maiores informações basta entrar em contato com o Centro de Café de Vitória.

Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 675, Palácio do Café, 16º andar, Enseada do Suá, Vitória – ES
Telefone: (27) 3235-2311

Anúncios

3 Respostas para “Curso de Classificação e Degustação de Café

  1. Oi, meninas – em especial a Iza!. Tô acompanhando o blog e pelas postagens recentes resolvi fazer uma sugestão.

    É que eu curto muito tomar café, conhecer as variedades entre cada um deles, das diferentes regiões e, por isso, é claro que tenho curiosidade de ler sobre os sabores. Mas aí vem um problema: os sites costumam descrever o sabor com uns termos que eu não compreendo. Já vi caracterizarem determinados tipos de café como “sabor aflorado”, mas como saber do que se trata isso? O que é o “encorpado”, qual seria o seu oposto? Já li também algo como “notas de chocolate”, mas qual a diferença de “gosto” pra “notas”? Um é maior que o outro, mais perceptível?

    Penso que uma explicação sobre esses termos poderia aproximar os leigos com essa tarefa importante – e divertida! – de saborear e comparar os cafés. Principalmente quando se trata desse ambiente da internet. Muitas vezes quero comprar um café e fico perdido porque não é a mesma coisa escolher um café pela leitura de um texto, quando o ideal seria degustá-lo. E piora quando não consigo entender o que cada palavra diz.

    É isso. Sucesso.

  2. Olá Frederico!
    Hahaha, realmente, nós te compreendemos bem e uma das grandes propostas do blog é justamente essa, tornar a leitura e futura degustação do café mais prazerosa e menos confusa e assustadora.
    Sua dica está devidamente anotada e em breve teremos um post sobre ela!

    Muito obrigada!
    Abraço!

  3. Pingback: Video-aulas do Workshop de Chocolate do programa da Ana Maria Braga | Café com chocolate·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s